quarta-feira, 21 de maio de 2008

Prestige " O mar Negro"


(foto retirada do site http://numero12.blogspot.com - autor não identificado)

Foi exactamente no dia 13 de Novembro de 2002 que começou a “desenhar-se” a maior catástrofe de sempre da Europa, eram 15h:15m quando cerca de cinco mil toneladas das 77 mil toneladas de Crude (fuel-oil) transportadas pelo petroleiro Prestige, se derramaram pela costa galega, era o começo de bem mais de 77 dias de desespero por parte de voluntários e serviços de limpezas do governo espanhol, cerca de 1137 praias foram poluídas pela maré negra.

O petroleiro desde sempre foi considerado o principal responsável do seu próprio afundamento, mas apesar de todas estas acusações nunca se conseguiu chegar a uma conclusão precisa, o navio construído em 1976 tinha um peso de cerca de 42 toneladas e podia navegar com 100 mil toneladas de petróleo.

A principal causa desta acusação surgiu pelo facto de o navio “fazer escala” como cisterna intermediária quando se encontrava em São Petersburg, que possivelmente lhe teriam provocado várias fendas ao longo do casco, o que posteriormente o levaria a afundar-se devido à sua sobrecarga, numa relação de qualidade (enquanto estrutura) – quantidade (enquanto carga que transportava).

Desde dia 13 a 18 de Novembro, as cerca de cinco mil toneladas foram-se aproximando da costa, até que no dia 19 por volta das oito da manhã, do mesmo mês o cargueiro parado ao largo da costa galega (a cerca de 250 km) se parte em dois, derramando a totalidade que carregara desde o inicio da sua paragem, era o começar de uma nova era para todos.

(foto retirada do site http://www.youngreporters.org - autor não identificado)

No dia 1 de Dezembro começaram as manifestações, apelidadas de “Nunca Mais” em Santiago de Compostela, com cerca de 200 mil pessoas, o principal objectivo do protesto passava por, para além da manifestação contra o sucedido na Galiza, um combate também à forma como o crude é transportado, sem qualquer tipo de inspecção por parte das entidades especializadas.

Este Impacto ambiental não atingiu apenas a costa galega, como também chegou à costa portuguesa e francesa, a catástrofe só viria a ser totalmente controlada no ano de 2004, quando se conseguiu recolher cerca de 90% do crude no fundo do mar, com a ajuda de máquinas construídas especialmente com o intuito de conseguir recolher o crude que ainda restava no fundo do mar.

A falta de segurança no transporte de materiais perigosos para o meio ambiente é letal para a saúde pública, assim como para todos os outros seres vivos, podendo acabar com espécies animais, tanto marítimas como outras espécies selvagens.

Fontes:

Jornal O Público

http://dossiers.publico.pt/dossier.aspx?idCanal=1097

Vídeo sobre o Prestige no Youtube

http://youtube.com/watch?v=GtToyMQUWwg&feature=related

Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prestige

360 Graus

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=8916&action=hist%C3%B3ria

Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u1

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