terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Alunos de Comunicação Social na ESEC TV


Os alunos do segundo e terceiro ano do curso de Comunicação Social da Escola Superior da Educação de Coimbra (ESEC), têm agora a oportunidade de colaborar com a ESEC TV no programa transmitido todas as quartas-feiras na RTP 2.


O principal objectivo deste projecto é aliciar os alunos à aprendizagem audiovisual, assim como ensinar-lhes alguns conceitos básicos e confrontá-los com a realidade desta prática nos dias que decorrem. Este projecto foi proposto pelos professores, Carla Patrão e Gil Ferreira da disciplina de Introdução à Prática Televisiva. Os grupos de alunos são formados por um máximo de cinco pessoas, dispondo de uma semana para aprenderem e colaborarem com a ESEC TV nas suas gravações e edições diárias. Segundo Carina Esteves, produtora da ESEC TV, os alunos têm observado e participado positivamente, elaborando trabalhos como, vox-pop, assistentes de câmara, operadores de teleponto, conversões, reportagens, montagens e edições, sendo que todos estes trabalhos se reflectem no progresso do programa no Espaço Universidades da RTP 2. Contudo, a produtora refere que “o tempo para cada grupo é bastante escasso pelo que, alguns acabam por aprender e trabalhar mais que outros pois, os trabalhos diários nunca são certos e, por vezes, as coisas não acontecem como planeado na agenda”. Para além deste factor, a produtora salienta que, “os alunos também têm horários escolares a cumprir, o que faz com percam muitas das actividades diárias da ESEC TV”.
Pedro Cereijeiro, editor da ESEC TV, sublinha que existem muitos alunos com vontade de aprender, mas que na maioria dos casos a convivência dentro do grupo de trabalho actual, não facilita muito a sua aprendizagem, “há muito trabalho e por vezes não lhes podemos dar muita atenção ou a atenção necessária, há um protocolo com a RTP e é obrigatório cumprir os prazos.”.
Após terem a oportunidade de passar uma semana a observar e ajudar na preparação do programa transmitido pela ESEC TV na RTP2, dois alunos do 3ºAno de Comunicação Social, comentam a experiência. A aluna, Vânia Antunes, afirma que a sua passagem pela ESEC TV foi bastante positiva e enriquecedora: “foi uma experiência bastante gratificante, quem vê o programa não imagina todo o trabalho de bastidores que está por trás…acredito que para os alunos que querem ingressar numa carreira televisiva esta seja uma oportunidade única antes de ingressarem o mercado de trabalho e, provavelmente, mesmo alguns dos que nunca pensaram nesta vertente da comunicação social vão sentir-se tentados…”
O aluno, Álvaro Bastos, confessa que “ esta foi sem dúvida, umas das melhores experiências que a ESEC me proporcionou…sei que somos privilegiados e que os alunos de outras escolas e faculdades não têm a sorte de participar na produção de um programa televisivo portanto, a todos aqueles que tiverem a mesma oportunidade aconselho a aproveitarem cada momento e a absorverem o máximo de informação possível. Mesmo que isto não lhes interesse para o futuro não deixa de ser uma experiência que poderão nunca vir a repetir. ”
Francisco Amaral director da ESEC TV, aquando questionado acerca da participação/cooperação entre alunos de comunicação social e a ESEC TV, este afirma que: “ A ESEC TV não faz sentido sem os alunos. Foi um grupo de 12 estagiários de Comunicação Social que esteve na base do seu arranque. Se não fossem eles não sei se haveria ESEC TV.” Relativamente ao motivo que levou ao aparecimento do projecto este refere que: “A formação prática é fundamental para o futuro profissional dos alunos. Os estudos teóricos, a reflexão, são também fundamentais, mas essa reflexão tem muito mais sentido se for feita sobre a prática e não tanto sobre a experiência como espectador, ouvinte ou leitor. Mas há uma enorme diferença entre a simulação e a prática profissional. A ideia que me levou a propor a ESEC TV tem a ver com isto. Aqui, os alunos não simulam. São confrontados com a realidade de produzir trabalho que vai estar disponível ao público.”
Quanto à continuidade do projecto nos próximos anos lectivos o professor Francisco Amaral é decisivo: “Sei que a participação dos alunos, que este ano tem também mais uma componente integrada em algumas unidades curriculares, deve manter-se e alargar-se. Precisamos é de mais espaço !”
Este projecto entre alunos de Comunicação Social da ESEC e a ESEC TV, terminará no final do mês de Janeiro de 2008, mas os elementos da ESEC TV já referiram que gostariam imenso que permanecesse nos próximos anos lectivos e que, caso isso não aconteça, gostariam de contar com a ajuda dos alunos nos seus projectos

Sem comentários: